“Conte-me sua história... enquanto cuido dos seus pés”
Performer: Cláudia Oliveira
Esta performance brinca com a ideia do empoderamento, e foi pensada a partir do conceito de Sororidade inspirada pelo conto “La Loba” do livro Mulheres que correm com os lobos (CLARISSA PINKOLA ESTES )
O Conceito Sororidade é uma dimensão ética, política e prática do feminismo contemporâneo. É uma experiência subjetiva entre mulheres na busca por relações positivas e saudáveis, na construção de alianças existencial e política com outras mulheres, para contribuir com a eliminação social de todas as formas de opressão e ao apoio mútuo para alcançar o empoderamento vital de cada mulher.
Plantar relações de sororidade significa a vontade de apoiar para empoderar. Por isso, a sororidade pode dar-se entre desconhecidas, parentes, colegas, companheiras e amigas. O sentido da sororidade é propiciar melhores condições de vida para as mulheres e derrubar muros patriarcais. A prática feminista da sororidade permite às mulheres serem coerentes e potencializa a cultura feminista.
Fonte: https://we.riseup.net/radfem/definindo-sororidade-marcela-lagarde
https://www.capazes.pt/cronicas/sororidade/view-all/
O conto
“a velha bruxa de ranchos me disse que La Que Sabé sabia tudo sobre as mulheres”
La Que Sabé era uma mulher que vivia recolhendo ossos de animais e os colecionavam. Ela preferia os ossos de lobos e quando conseguia montar um esqueleto, cantava ao seu redor em um ritual onde cantando e dançando uma magia acontecia e a transformação daquele esqueleto ocorria, os ossos voltavam a encarnar, ter pele e pelo e respirar de volta à vida... então, o lobo saía correndo pelas montanhas e de repente ao passar por um desfiladeiro ele se transforma em uma mulher nua e poderosa, que ri e corre pelos campos livre.
Um convite é feito para uma mulher “me conte sua história”... enquanto cuido dos seus pés!
“Conte-me sua história... enquanto cuido dos seus pés” 2015
Performer: Cláudia Oliveira
Performance apresentada no evento Mulheres em rede na Universidade Federal de Uberlândia
Essa performance é bela!
ResponderExcluir