Por que você não consegue parar de usar?
A dependência química é uma doença biopsicossocial e espiritual.
As drogas são capazes de alterar nosso sistema nervoso central (SNC) de três maneiras. São depressoras (álcool), estimulantes (cocaína) e perturbadoras (maconha). Muda nosso estado de humor, percepção e sensações, alterando aspectos fisico, mental, emocional e comportamental.
Razões porquê usamos drogas são para alienar, anestesiar, aliviar, relaxar, fuga da realidade e dos problemas, auto afirmação e pertencimento, desinibir socialmente, ou mesmo atacar os pais.
História de vida - Decisão de parar e superação
Eu era uma criança reprimida, abusada e oprimida, sofri abuso sexual, físico, psicológico. A função da droga na minha vida veio suprir o medo da rejeição, minha busca de aprovação, falta de identidade própria, fuga da realidade, desinibir e buscar prazer e liberdade. Desenvolvi alguns mecanismos de defesa para sobressair e sobreviver na minha infância, e depois, na adolescência entra a função do álcool e das drogas, que vieram aliviar e alienar o que na minha realidade era insuportável.
As drogas e o tráfico - prisão - Após três anos de cadeia, era escrava do crack - dependência, sofrimento e dor. Aquilo que busquei anestesiar, as drogas já não supria mais, o prazer era só migalhas... busquei liberdade e acabei na prisão do crack.
Um dia, fui escorraçada do boteco devido aos meus comportamentos esdrúxulos e inadequados. Eu tive um despertar espiritual, e da noite pro dia eu parei de usar. Busquei ajuda em um programa de doze passos. A tomada de decisão de parar de usar, tive uma superAção, um movimento genuíno, focado em parar de usar e vencer a batalha das drogas no meu contexto. Ao me render, admitir que era impotente, parar de lutar contra ou a favor, e simplesmente saindo do campo de batalha, eu venci.
Especialista em Dependência Química - Centros de tratamentos não funciona?
A impressão que tive no trabalho direto com o DQ era como enxugar gelo - a experiência em centros de tratamento mostra que o DQ não vai parar de usar se ele não quiser parar. A família busca ajuda, juntamente com o DQ, mas, espera receber uma mágica. Entrega-se o problema e espera uma solução ilusória, pois, a própria pessoa é quem precisa funcionar, e se ela não quer parar de usar, vai encontrar inúmeras justificativas para voltar ao uso após o tratamento. A pessoa não consegue parar de usar drogas porque não consegue suprir a causa da função da droga na sua vida. Ela não tem consciência disso, e muitas vezes, não quer fazer o esforço necessário de abrir mão das coisas que precisa pra fazer a transição desse processo. Eis o problema do DQ.
Quem não quer parar de usar encontra justificativas - elabora demandas mental na criação do problema, embasados nas suas crenças limitantes, criando enredos fantasiosos de autoconvencimento do porquê precisa continuar a usar, e justifica muito bem os motivos da droga permanecer na sua vida. Nem Deus pode ajudar quem não quer parar de usar - isso é quântico, você atraí aquilo que está vibrando, sentindo e pensando. Livre arbítrio.
Por que você não consegue parar de usar drogas?
2 cenário: Usar (zona de conforto) x Parar (zona de desconforto)
1 cenário de uso - está na zona de conforto, usar drogas é fugir da realidade, anestesiar a dor, aliviar ou desinibir. O mundo das drogas é um atalho, pra quem extraviou do caminho mais assertivo, e buscou na droga a solução para os problemas que acreditou ter. Usar drogas dá prazer imediato, aliena da realidade insuportável, esconde dos terríveis medos de viver e encarar a vida, anestesiando feridas internas que não quer sentir ou resolver, alivia encalacramentos e bloqueios que impedem de ir pra vida, ou evita tomar consciência que o problema foi criado por você mesmo, ao não querer ter o esforço necessário de qualquer ser humano para crescer e evoluir... e ficar escondido, na zona de conforto - que tá uma merda, mas, é quentinho, é conhecido, nesse lugar eu sei atuar, é uma opção. Esperar que a vida aconteça sem esforço - por mágica. A droga vem para suprir essa função na sua vida.
2 cenário parar de usar - ir pra zona do desconforto, se autoconhecer, extrapolar seus limites, sair da ilusão e fantasia e pisar na realidade da coisa, começar de onde parou, lá atrás quando passou a não funcionar mais direito, e recomeçar agora saindo do autoengano, disposto a se desmascarar, parar de mentir pra si mesmo, olhar pra realidade como ela é, despir-se, estar vulnerável. Resolver as coisas do passado com aceitação e entrega, fazer as pazes com tudo e todos que passaram na sua vida, perdoando e se perdoando, aceitando e sendo grato por cada vivência. É querer se aventurar no palco da sua vida e correr o risco de realizar seus sonhos e objetivos, ser aquilo que sempre quis ser... o grande barato de viver a vida sem a necessidade de se esconder na droga, é poder ser louco o bastante, sóbrio. Quanto mais se desprender dos grilhões que te prende, mais pode ser autêntico e espontâneo, e mais ousado vai ficando, e a vida agradece e sorri pra você. Quando você supre tais questões, desencalacrando, acolhendo e cuidando em você o que antes precisava ser anestesiado, suprindo pra você o que buscava na droga, esta perde o encanto e você perde o desejo de usar.
3 tipos Dependente químico:
1- Lua de mel = condicionado no uso da droga. Não quer parar de usar. Resistência e negação.
2- Cognição afetada = Redução de danos, transtorno mental crônico.
3- Está sofrendo e quer se livrar das consequências negativas = quer parar e não quer - ambivalência. Sente-se desconfortável no uso.
Pontos de encalacramentos que mantém o problema existindo. O que está oculto? O porquê da maioria dos DQs não consegue parar de usar?
Quais são os defeitos de caráter do DQ?
Vítima, orgulho, prepotência, arrogância, egocêntrico, manipulador, grandiosidade, inferioridade, desonestidade, bonzinho, agressivo, indiferente, são alguns dos defeitos de caráter encalacradores do DQ.
Auto aceitação - 3 realidades perturbadoras. falta de amor próprio, dificuldade em se aceitar, aceitar o outro, cria expectativas irreais, e aceitar a realidade básica de mundo, a morte, ou perda do relacionamento, se afunda na droga por não saber lidar com perdas ou se a vida não acontece como quer que seja.
Medo da rejeição e busca de aprovação - máscara social. Desonesto consigo mesmos, mascarando algo que não é. Se adapta ao que acredita ser esperado pelo outro, por medo de ser rejeitado, termina por rejeitar a si mesmo.
A família do DQ é disfuncional - Co dependência - os papeis Salvador vítima e acusador do ciclo doentio - Triangulo dramático de Kaperman.
A função da droga. Por que é importante saber a função das drogas?
Conhecer a função da droga, ou sua causa, nos dá clareza para entender porque não conseguimos parar de usar. Você é cocriador da sua história, saia do papel da vítima, assume a postura de auto responsável.
Alienar - qual realidade insuportável eu preciso alienar? Não ter consciência ou fugir da realidade, não impede de a realidade existir.
Desinibir - o quê está mascarando? O que está oculto? Ser egocêntrico, não ser você mesmo também não é a resposta.
Anestesiar - qual dor não quero sentir? Não sentir não resolve. É preciso suportar as angústia dos vazios existencial. honrar a sua história, aceitar o passado como foi. O sintoma não é a doença, um alarme que aponta um problema, que vem travando luta em você, assim como a ansiedade, depressão ou a dependência química, são questões disfuncionais no seu sistema.
A resposta é mudar a narrativa - visualize qual história quer contar no seu futuro?
Para mudar, é preciso ir a esse lugar de possessão que quer usar drogas, que precisa ser eliminado, mas, ele só vai ser combatido quando você olhar, acolher e aceitar isso em você, assim, você supre a função da droga, que perde o encanto pra você.
Temos feridas, conflitos internos e externos, uma dinâmica familiar disfuncional e a realidade insuportável que por vezes nos leva a querer aliviar ou fugir desse 'algo' que não sabemos como lidar de outra maneira. Mas, um primeiro passo necessário para qualquer mudança é tomar consciência do problema pra ter clareza e poder tomar uma decisão. A função da droga na sua vida é o que precisa ser olhado, aceito e acolhido...
Trilogia para subir na escala vibracional - perdão, aceitação, gratidão. Abraçar a dor, e querer se transformar é a meta!
A jornada é um processo contínuo de desconstrução do velho eu e reconstrução do novo ser...
É simples, mas, não é fácil... não tem mágica. Mas, é muito possível.
Exercício prático: Abaixo uma prática de desidentificação que irá ajudar a focalizar esse algo em você que necessita usar drogas.
Diga mentalmente: "eu sou dependente de drogas..." pausa, sentindo no corpo
Agora diga de outra forma "algo em mim acredita que precisa usar drogas..." Pausa, percebendo se há alguma sensação diferente no corpo.
E mais uma vez diga "Percebo algo em mim que acredita precisar usar drogas..." e sinta isso sem julgamentos ou críticas, deixe que esse algo em você posso te dizer, uma resposta que vem do corpo... E agora você pode perguntar para essa parte em você, sem julgar ou criticar, apenas escutar a resposta que vem no corpo. " Pra quê esse algo em você precisa usar drogas?" E veja o que descobre. CLÁUDIA OLIVEIRA Psicoterapeuta especialista em Dependência Química.
Mentoria "Existe vida após as drogas"
Acesse no link e saiba mais 👇
Assista Video no youtube 👇
Nenhum comentário:
Postar um comentário